viernes, 12 de marzo de 2021

Homilia Catequética para a Santa e Grande Quaresma de 2021


 BARTOLOMEU,

PELA MISERICÓRDIA DE DEUS ARCEBISPO DE CONSTANTINOPLA-NOVA ROMA E PATRIARCA ECUMÉNICO

A TODO O PLEROMA DA IGREJA:

A GRAÇA E A PAZ DE NOSSO SENHOR E SALVADOR JESUS CRISTO E, DE NOSSA PARTE, ORAÇÃO, BÊNÇÃO E PERDÃO A TODOS VÓS

 

***

 

Veneráveis Irmãos, filhos e filhas bem-amados no Senhor,

 

Com a complacência e a graça de Deus, o doador de todas as coisas boas, estamos a entrar na Santa e Grande Quaresma, a arena das lutas ascéticas. A Igreja conhece os labirintos da alma humana e o fio de Ariadne, a saída de toda a estagnação espiritual – humildade, arrependimento, o poder da oração e dos ofícios sagrados, contrição, jejum que elimina as paixões, paciência, obediência à regra da oração. E assim a Igreja nos convida mais uma vez este ano para uma viagem divinamente inspirada, cuja medida é a Cruz e cujo horizonte é a Ressurreição de Cristo.

 

A veneração da Cruz no meio da Santa e Grande Quaresma revela o significado de todo esse período. A palavra de nosso Senhor ressoa fortemente: «Se alguém quer vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome a sua cruz cada dia, e siga-me» (Lc 9:23). Somos chamados a carregar a nossa própria cruz, seguindo o Senhor e contemplando a Sua vivificante Cruz, com a consciência de que o Senhor é o único que nos salva, e não o carregarmos a nossa cruz. A Cruz do Senhor é «o julgamento de nossos critérios», «o julgamento do mundo», e ao mesmo tempo a promessa de que o mal, em todas as suas formas, não tem a última palavra na história. Olhando para Cristo e sob a Sua proteção, como Aquele que permite a nossa luta, enquanto abençoa e fortalece o nosso esforço, lutamos a boa luta, atribulados por todos os lados, mas não esmagados; postos em extrema dificuldade, mas vencidos pelos impasses; perseguidos, mas não abandonados; prostrados por terra, mas não aniquilados» (2Cor 4:8-9). Esta é a quintessência da experiência também durante o período actual da Cruz e da Ressurreição. Estamos num caminho para a Ressurreição para a Cruz, através da qual «a alegria chegou ao mundo inteiro».

 

Alguns de vós podem perguntar-se por que a Igreja, no meio da pandemia actual, aumentaria às restrições de saúde já existentes mais uma «quarentena», ou seja, a Grande Quaresma. De facto, a Grande Quaresma também é uma «quarentena», um período que dura quarenta dias. No entanto, a Igreja não pretende nos enfraquecer ainda mais com obrigações e proibições adicionais. Pelo contrário, nos chama a dar sentido à quarentena que estamos a viver como resultado do coronavírus, através da Grande Quaresma, como libertação da escravidão às «coisas do nosso mundo».

 

A leitura do Evangelho de hoje estabelece as condições desta libertação. A primeira condição é o jejum, não no sentido de se abster apenas de alimentos específicos, mas também daqueles hábitos que nos mantêm ligados ao mundo. Tal abstinência não compreende uma expressão de desprezo pelo mundo, mas uma pré-condição necessária para reorientar a nossa relação com o mundo e para experimentar a alegria única de descobrir o mundo como domínio da testemunha cristã. É por isso que, mesmo nesta fase de jejum, a abordagem e a experiência da vida dos fiéis têm uma dimensão pascal, o sabor da Ressurreição. A «atmosfera da Quaresma» não é deprimente, mas alegre. É a «grande alegria» que foi proclamada pelo anjo como uma boa notícia «a todas as pessoas» no nascimento do Salvador (Lc 2:10). Esta é a inabalável «plenitude da alegria» (1Jo 1:4) da vida em Cristo. Cristo está sempre presente na nossa vida – Ele está mais perto de nós do que nós mesmos – todos os dias de nossa vida, «até ao fim dos séculos» (Mt 28:20). A vida da Igreja é um testemunho inabalável da graça que veio e da esperança do Reino, da plenitude da revelação do mistério da Economia Divina.

 

A fé é a resposta à amorosa condescendência de Deus para connosco; é o «Sim» de toda a nossa existência para Ele, que «inclinou os céus e desceu» para redimir a raça humana «da escravidão do inimigo» e para abrir para nós o caminho para a deificação através da graça. O amor sacrificial pelo próximo e o «cuidado» por toda a criação nascem e são alimentados por esse dom da graça. Se esse amor caridoso pelos outros e a preocupação divina pela criação estão ausentes, então o meu próximo se torna «o meu inferno» e a criação é abandonada a forças irracionais, que a transformam num objeto de exploração e num ambiente hostil para a humanidade.

 

A segunda condição da libertação prometida pela Grande Quaresma é o perdão. O esquecimento da misericórdia divina e da inefável beneficência de Deus, a violação do mandamento do Senhor de que nos devemos tornar o «sal da terra» e a «luz do mundo» (Mt 5:13-14), e uma falsa transformação do modo de vida cristão são atitudes que nos levam a uma «espiritualidade fechada» que só prospera na negação e na rejeição do «outro» e do mundo, acaba com o amor, o perdão e a aceitação do diferente. No entanto, essa atitude estéril e arrogante da vida é enfaticamente denunciada pela palavra do Evangelho nos três primeiros domingos do Triódion.

 

Sabe-se que tais extremos prevalecem especialmente durante períodos em que a Igreja convida seus fiéis à disciplina espiritual e à vigilância. No entanto, a autêntica vida espiritual é um caminho de renovação interior, um êxodo de nós mesmos, um movimento amoroso em direção ao próximo. Não se baseia em síndromes de pureza e exclusão, mas no perdão e discernimento, na doxologia e na acção de graças, de acordo com a sabedoria experiencial da tradição ascética: «Não é a comida, mas a gula que é má... não é o falar, mas a vã loquacidade... não é o mundo, mas as paixões».

 

Com esta atitude e estes sentimentos, amados irmãos e filhos, unimos as nossas orações às vossas, para que possamos superar finalmente a mortal pandemia e responder rapidamente às suas consequências sociais e econômicas. Pedimos também as vossas orações pela reabertura da Sacra Escola Teológica de Halki, após tão longo período de silêncio que lhe foi imposto de fora e de forma totalmente injusta, ao acolher a Santa e Grande Quaresma na Igreja, cantando e louvando juntos «Deus está connosco»; a Ele pertencem a glória e o poder pelos séculos sem fim. Amen!

 

Santa e Grande Quaresma de 2021

 Bartolomeu de Constantinopla

Fervoroso suplicante diante de Deus por todos vós.

 

Para ser lida nas igrejas no «Domingo do Perdão» (ou da Abstinência de Lacticínios), dia 14 de março de 2021, imediatamente após o Santo Evangelho.