miércoles, 6 de enero de 2016

Próxima Assembleia dos Primazes ortodoxos em preparação ao Santo e Grande Concílio Pan-Ortodoxo é transferida para Genebra


Finalmente ficou estabelecido que a próxima Assembléia dos Primazes Ortodoxos terá lugar em Genebra, não mais em Istambul como estava inicialmente previsto, de acordo com o que foi informado por colaboradores mais próximos do Patriarca Ecumênico Bartolomeu I.

A decisão facilitará a participação da Igreja da Rússia na Assembleia, agendada para o próximo dia 21 de janeiro de 2016. Os atuais problemas políticos nas relações entre Moscou e Ankara poderiam ser invocados como impedimentos à participação dos hierarcas de Moscou, e neste sentido é que o Patriarca Bartolomeu I não mediu esforços em vista da convocação do Santo e Grande Concílio Pan-ortodoxo de 2016, primeiro desde o cisma das Igrejas em 1054.

Representantes de algumas Igrejas ortodoxas, particularmente a Russa e a Antioquina, têm levantando uma série de novas questões que tornam a realização do Grande Concílio extremamente difícil. Entretanto, o objetivo do Patriarca Ecumênico foi e continua sendo a convocação do Grande Concílio que será uma mensagem de unidade da Ortodoxia ao mundo e constituirá o ponto de partida para a busca conjunta de soluções para vários problemas enfrentados pelos ortodoxos no mundo contemporâneo.