domingo, 12 de junio de 2016

Comissão encarregada da mensagem do Santo e Grande Concílio Pan-ortodoxo: “As Igrejas Ortodoxas estão plantando as sementes da unidade, apesar das condições difíceis”


Kolymbari, Creta, Grécia, 11 de junho de 2016 — As Igrejas Ortodoxas plantam sementes da unidade, apesar das condições difíceis.

A comissão encarregada da mensagem, juntos em comunhão

Os temas do próximo Santo e Grande Concílio começaram a se formar quando “o Comité encarregado da mensagem” se reuniu. Este encontro é uma expressão de fé que compartilha das mesmas raízes, apesar de uma história complexa, que se estende ao longo de centenas de anos e mobilização de culturas incrivelmente diferentes. Colaborando com o compartilhamento dos argumentos da mensagem, as Igrejas Ortodoxas do mundo demonstram uma unidade sem precedentes pelo simples fato de se reunirem em torno de uma mesma mesa para falarem juntos.

Sua Eminência o Metropolita George de Paphos presidiu esta manhã a Divina Liturgia por ocasião da Festa da Ascensão do Senhor, no  Mosteiro Patriarcal “Gonia” (Stravropégique), uma cerimônia que inspirou o comitê nas deliberações que serão pautadas ao longo do dia.

O Comitê responsável pela mensagem estará reunido de 9 a 16 de junho na Academia Ortodoxa de Creta, Kolymbary. Quais são os tópicos da agenda do Santo e Grande Concílio? Estes temas foram discutidos com paixão e atenção por mais de 40 anos por muitos Primazes ortodoxos individualmente – mas nunca como um grupo unido.

O trabalho do Comitê encarregado da mensagem

A comissão encarregada da mensagem irá preparar um projeto que inclui um conjunto de declarações que serão considerados em seguida pela Synaxis enquanto trabalham para a realização completa do Concilio dos Primazes.

A mensagem terá impacto não somente sobre a Igreja Ortodoxa no seu conjunto, mas marcará uma etapa histórica na história do cristianismo. Neste momento em que o Comitê encarregado da mensagem se reúne, muitas Igrejas Ortodoxas Autocéfalas ao redor do mundo atravessam tempos de abandono, enfrentando conflitos que as obrigam a expressar sua necessidade de solidariedade. Juntos, enfrentam desafios ideológicos de confusão espiritual, de inquietação social, estigmatizados pela discriminação que levou à sua perseguição.

A comissão encarregada da mensagem demonstrará este dom que a fé é capaz – e dos frutos dos quais ela é portadora – apesar do ambiente hostil.

O Santo e Grande Concílio da Igreja Ortodoxa será inaugurado oficialmente em 20 de junho na Academia Ortodoxa de Creta, na Grécia.


Fonte: Orthodoxie.com, através de ecclesia.org.br
Tradução do francês: Luiz Pardal