sábado, 25 de junio de 2016

Sessão de encerramento do Santo e Grande Concílio


Na tarde do sábado 25 de junho de 2016 celebrou-se a sessão de encerramento dos trabalhos do Santo e Grande Concílio da Igreja Ortodoxa. Nesta ocasião, Sua Santidade Bartolomeu I, Patriarca Ecumênico de Constantinopla, dirigiu palavras de agradecimento a todos os Primazes das Igrejas Ortodoxas Locais que participaram dos trabalhos do Santo e Grande Concílio, afirmando enfaticamente que a “Graça e a iluminação do Espírito Santo, que enche toda a ordem da Igreja, os conduziu à unanimidade”. Além disso, Sua Santidade agradeceu a todos os organizadores, apoiadores, aos que direta e indiretamente se ocuparam da realização deste grandioso evento, e aos que oraram para o seu bom êxito, exclamando: “Juntos fizemos história! Escrevemos um novo capítulo na história da Igreja!”.

Referindo-se ao clima de harmonia e normalidade que marcou os trabalhos em suas muitas sessões durante esta semana, o Patriarca afirmou que é bem verdade que existiram dificuldades, que nem tudo foi fácil; contudo, o transcurso dos trabalhos mostrou que os Padres Sinodais viveram uma experiência de intensa unidade na diversidade. Pediu ainda a todos os Primazes que, ao retornar aos seus respectivos países, levem consigo e transmitam aos seus a mensagem  de Paz de Cristo, que é a mensagem do Santo e Grande Concílio da Igreja Ortodoxa.

Sua Santidade concluiu o seu discurso com gratidão:  “O Deus da Paz está conosco! Cristo está entre nós!".

Em seguida, tomando a palavra o Patriarca Theodoro de Alexandria saudou o Patriarca Ecumênico dizendo que, embora os hierarcas presentes “procedam de diferentes origens e culturas linguísticas, isso não impediu a concórdia entre todos”.

Pelo bom funcionamento do Concílio, e também pela celebração dos 25 anos de patriarcado, Sua Beatitude Theodoros ofereceu ao Patriarca Ecumênico Bartolomeu I uma cruz peitoral e um engólpion (ἐγκόλπιον), significando que o ministério patriarcal é cruz, mas também é ressurreição.

Finalmente, Sua Santidade Bartolomeu I anunciou que amanhã, durante a Divina Liturgia, após a proclamação do Santo Evangelho, o Metropolita Jeremias da Suíça,  coordenador do Secretariado do Santo e Grande Concílio, fará a solene leitura da mensagem do Concílio para o mundo.

Aureliano Iftimiu