martes, 24 de diciembre de 2019

Saudação de Natal de S.E. o Metropolita Policarpo de Espanha e Portugal


A existência do pecado e do mal, fruto da queda dos nossos primeiros pais, forma parte da experiência humana desde o princípio dos tempos. Por isso o antigo Povo de Israel clamava a Deus pela sua libertação e depositava as suas esperanças mais profundas na chegada do Messias. E o Deus ‘φιλάνθρωπος’ (filantropo) não ficou indiferente ao grito das suas criaturas: chegada a plenitude dos tempos, enviou o seu Filho amado para salvar o Universo inteiro do pecado e da morte.

Neste período natalício, celebramos de novo este acontecimento salvífico que abrange toda a Criação e recordamos o cumprimento das antigas profecias na pessoa do Menino nascido em Belém. Assim aparece nas representações iconográficas da nossa Igreja Ortodoxa e nos tradicionais presépios que se encontram em muitas casas, e nas praças e ruas que formam a nossa Sacra Metrópole de Espanha e Portugal. Assim também é reflectido nos hinos da nossa Igreja, que nos convidam a contemplar com alegria o “estranho mistério” ao qual assistimos hoje.

“Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu”, como previu em tempos remotos o Santo Profeta Isaías (Is 9,6). Ninguém fica alheio à chamada divina a viajar espiritualmente a Belém e a encontrar o Cristo recém nascido. Só Ele salva o mundo e quer nascer também nos nossos corações para transfigurar uma Criação que “está com dores de parto” (Rom. 8,22)

O Natal é um tempo de partilhar com os necessitados, de buscar a reconciliação com todos, de olhar para o próximo com olhos renovados e de estar perto dos que sofrem. Não nos esqueçamos que o Menino que nasce é o “Sol da Justiça” que “Iluminou o mundo com a Luza da Sabedoria”, conforme cantamos no tropário da festa que celebramos. Que possamos viver esta alegria cada dia das nossas vidas, mas especialmente nestes dias natalícios em que nos reuniremos com os nossos familiares e amigos queridos e nos recordaremos os que já não estão connosco.

Cristo nasceu! Glorificai-O! Desejo a todos uma feliz e santo Natal e um próspero ano de 2020.

Com todo o meu carinho e bênçãos paternais,

+Policarpo, Arcebispo Metropolitano de Espanha e Portugal e Exarca do Mar Mediterrâneo
Madrid, Dezembro de 2019